Conheça a tradução simultânea e sua aplicação
Tempo de leitura: 6 minutos

Saiba o que levar em consideração ao contratar uma empresa de tradução simultânea!

A tradução evoluiu paralelamente ao avanço das culturas, povos e suas respectivas línguas.

E, como consequência, neste processo, as tecnologias auxiliares adaptam um idioma ao outro também se desenvolveram.

No artigo de hoje, você vai conhecer mais do universo da tradução simultânea, e suas aplicações no cotidiano. Confira!

Conhecendo a tradução simultânea

Conheça a tradução simultânea e sua aplicação

Quando falamos em tradução simultânea, o “fator humano” por trás de tal prática é indispensável, mesmo em tempos de “tradutores online”, que ainda se mostra limitado em termos de qualidade linguística e integração a canais interativos de comunicação.

No entanto, a tecnologia assessória ao tradutor contribui, e muito, para que o serviço seja executado com excelência.

A união entre homem e máquina, quando aplicada de maneira correta, resulta em satisfação aos envolvidos dos eventos cuja tradução simultânea foi utilizada.

Como exemplo desta nova realidade, a AlphaÔmega Traduções é destaque.

Isso porque nossa empresa conta com profissionais fluentes não só em diferentes idiomas, mas tais colaboradores são também especialistas em várias áreas de conhecimento, trazendo o resultado do trabalho mais próximo à realidade técnica.

Além disso, nossa empresa possui tecnologia exclusivamente desenvolvida para quem atua com tradução simultânea, e equipamentos W.E.V que, desde 1997, trabalham na industrialização e locação dos aparelhos.

Como uma forma de sintetizar o trabalho, Sueli Benvenuto, CEO da AlphaÔmega Traduções, que lidera a equipe de tradutores, diz:

“É importante não apenas contar com profissionais habilidosos, mas também adquirir equipamentos de qualidade, justamente para disponibilizar e garantir seu pleno funcionamento em diferentes demandas, tais como: feiras, congressos, workshops, treinamentos, assembleias, etc.”.

Por esta razão, Benvenuto compartilhou quatro itens de extrema importância para empresas e pessoas que precisam contratar serviços de tradução. Abaixo você confere com a gente!

4 pontos cruciais para uma boa tradução simultânea

  1. Profissional qualificado: traduzir simultaneamente requer uma habilidade ímpar, pois além do profissional ser fluente no idioma em questão, ele precisa ter formação e experiência na área.

    Raciocínio rápido, poder de concentração e equilíbrio mental nos tempos de resposta para escuta e fala são fundamentais para nada escapar durante o trabalho;
  2. Central de intérprete: a central de intérprete é formada por um sistema eletrônico que permite ao tradutor receber todo o áudio captado durante o evento via fones de ouvido e, em seguida, realizar a tradução em tempo real.

    A transmissão das falas, já adaptadas para outro idioma, é direcionada aos participantes do evento que contam com fones especiais.

    Com ela, também há como incluir mais de um tradutor durante o evento, permitindo que eles intercalem as falas de tempos em tempos;
  3. Transmissores portáteis: outro dispositivo indispensável para traduções simultâneas.

    Ele permite que as falas traduzidas sejam enviadas a diferentes pontos móveis como, por exemplo, uma caminhada por museus, passeios organizados por guias turísticos, apresentações das rotinas de trabalho em fábricas, etc.

    Basicamente, é composto por dispositivo de captação e fones de ouvido;
  4. Cabine de tradução: local com isolamento acústico no qual o tradutor fará uso da central de intérprete para realizar seu trabalho.

    A cabine não permite que sons externos atrapalhem o áudio enviado para os participantes do evento e também garante que as falas para tradução cheguem de modo claro e “limpo”.

Além dos três equipamentos principais, vale ressaltar que outros componentes como fones de ouvido de alta qualidade, microfones com boa captação, sonorização e uma equipe técnica treinada para trabalhar e realizar a manutenção destes produtos são garantia de satisfação por parte dos clientes.

Principais aplicações da tradução simultânea

Em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação eficaz entre pessoas de diferentes culturas e idiomas é fundamental.

Para isso, a tradução simultânea surge como uma ponte tecnológica que conecta o mundo, e suas principais aplicações são:

1. Reuniões

Aqui se estabelece o cenário onde líderes internacionais se reúnem para discutir os desafios do mundo, sem a necessidade de intérpretes.

Através da tradução simultânea na Paulista, cada palavra é traduzida em tempo real, permitindo que todos os participantes compreendam as apresentações e debates instantaneamente.

A produtividade aumenta, o engajamento se intensifica e o alcance global se expande, democratizando o acesso à informação e promovendo a inclusão.

2. Educação

Alunos de qualquer lugar do mundo podem participar de aulas e cursos em outros idiomas, sem barreiras linguísticas.

A tradução simultânea em São Paulo permite que professores e alunos se comuniquem em tempo real, facilitando a interação e o aprendizado mútuo.

A educação se torna personalizada e inclusiva, promovendo a compreensão intercultural e o enriquecimento cultural.

3. Negócios

Imagine fechar um acordo multimilionário com um cliente de outro país, sem a necessidade de intérpretes.

Com a tradução simultânea no Centro, você garante clareza e precisão na comunicação durante negociações internacionais, evitando quaisquer mal-entendidos e impulsionando o sucesso das transações.

Além disso, sua empresa pode oferecer suporte personalizado a clientes de diversos países, fidelizando-os e expandindo sua base de clientes.

Em suma, a tradução simultânea abre portas para novos mercados internacionais, impulsionando o crescimento das empresas e a economia global.

4. Telemedicina

A tradução simultânea permite que pacientes e profissionais de saúde se comuniquem de forma eficaz, independentemente do idioma.

Tornando assim a informação médica acessível a todos, garantindo um atendimento preciso e humanizado.

Como consequência, a qualidade de vida das pessoas se eleva, pois todos os pacientes podem receber o cuidado e a atenção que necessitam, sem a barreira do idioma.

5. Turismo

Por fim, nesse caso, a tradução simultânea permite que turistas se conectem com a cultura local, facilitando a interação e a experiência de viagem.

Por exemplo, a navegação em locais desconhecidos se torna mais fácil, a compra de produtos e serviços se torna mais segura e a obtenção de informações turísticas se torna mais precisa.

Assim, as viagens se tornam mais seguras, tranquilas e enriquecedoras, permitindo que os turistas se sintam em casa em qualquer lugar do mundo.

Em linhas gerais, a tradução simultânea vai além da mera tradução de palavras.

Ela conecta culturas, promove a inclusão, a colaboração e o desenvolvimento global.

Através de suas diversas aplicações, essa tecnologia inovadora quebra barreiras linguísticas e abre um mundo de possibilidades para a comunicação e a interação humana.

AlphaÔmega Traduções: referência no segmento de tradução simultânea

A AlphaÔmega Traduções disponibiliza o pacote completo para este serviço: tradutores e equipamentos, o que facilita a contratação, centraliza a operação e gera economia de escala para o contratante, fato que Sueli ressalta.

Para ver todos os serviços prestados pela AlphaÔmega e entrar em contato com a nossa empresa, acesse AlphaÔmega Traduções.

E-mail: contato@alphaeomegatraducoes.com.br
Cel.: +55 11 3021-1805